14 de maio de 2012

GALPÃO CULTURAL ANUNCIA O FECHAMENTO DE SUAS PORTAS

No dia 10 de maio de 2012 realizou-se no Galpão Cultural uma reunião de gestão para definição das medidas cabíveis ao projeto diante da data limite para ordem de despejo e, diante da inoperância das autoridades municipais, o Galpão Cultural anuncia o fechamento de suas portas.
A proprietária, que não recebe o aluguel do imóvel desde julho de 2010, havia notificado a gestão do Galpão Cultural quanto à necessidade de uma posição concreta com relação ao aluguel do imóvel, dada a enorme dívida em atraso.
Durante todo este período em que o aluguel não foi pago, o coletivo gestor do Galpão Cultural realizou diversas atividades no intuito de sensibilizar o poder público com relação à importância deste projeto, tendo conseguido espaços para negociação e compromissos de honra, muitas vezes pactuados, mas posteriormente descumpridos, ora pelo prefeito municipal Ézio Spera, ora pela Fundação Assisense de Cultura – FAC, representada nas figuras do presidente do conselho José Aparecido dos Santos e na Diretora Executiva Natália Cristhina Kill. Todo o dialogo intermediado pelo Secretário Municipal de Governo e Negócios Jurídicos, Márcio Aurélio de Oliveira.
O Galpão Cultural é um espaço situado na Rua Dr. Teixeira de Camargo, nº 205, Vila Operária, e abriga diversos grupos culturais, os quais desenvolvem diferentes linguagens artísticas, realizam oficinas, espetáculos, ensaios, entre uma infinidade de atividades artístico-culturais gratuitas. Além disso, durante estes anos de desenvolvimento do Galpão Cultural, em parceria com grupos e associações da cidade e da região, foi premiado por alguns de seus trabalhos realizados, sendo os principais, o Ponto de Leitura (Ministério da Cultura), o Ponto de Cultura (Secretaria de Estado da Cultura/Ministério da Cultura), o Prêmio Arthur Bispo do Rosário (Conselho Regional de Psicologia), o Loucos pela Diversidade (Ministério da Cultura) e diversos Programa de Ação Cultural (Secretaria de Estado da Cultura), sendo que atualmente, há dois projetos em desenvolvimento, financiados por este Programa.
Assim, diante da falta de uma contrapartida, tanto da Prefeitura Municipal, da FAC ou até mesmo de algum empresário que possa investir no projeto, o coletivo gestor anuncia o fechamento do Galpão Cultural.

Nenhum comentário: